Seguidores

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Grandes filhos são obedientes

Relacionamento é a capacidade que a pessoa tem de conviver com outras, de manter ligações de amizade. Conviver é viver com. A convivência entre pessoas sempre é um caminhar complicado. Na família, as coisas tornam-se mais sérias, pois é dentro de casa que se conhece melhor o outro, já que esta é uma relação sem máscaras. No lar, cada um é o que é. Não há necessidade de fingir. Todos se conhecem. Cada um sabe até onde pode falar ou calar-se com o pai, a mãe o irmão, a irmã, etc. Um sabe do limite de resistência do outro, bem como seus pontos fortes e fracos.
Os filhos precisam compreender a diferença que possuem entre a época e seus pais viveram e a época em que vivem.

Êxodo 20. 12
A obediência é um mandamento divino, estipulado desde a antiguidade. Deus ordenou que Moises escrevesse as tábuas da lei (10 mandamentos) e este era um deles.
Os filhos têm muito mais informações, mas seus
pais muito mais conhecimento.

Efésios 6. 1 – 3
Outra vez Deus adverte aos filhos a necessidade da submissão a seus pais, mesmo depois de tantos anos passados. Devem, então, os filhos ter a humildade de se assentar aos pés dos pais para lhes ouvir.

Hebreus 13. 8

Sl. 128.4
Ramos de oliveira promessas de longevidade e produtividade. Simbolismo de alegrias domesticas. “A promessa de vida”
A energia e a vitalidade dos filhos, somadas à experiência dos pais, podem dar um colorido especial à família toda.
Os pais pensam a longo prazo, mensurando custo e benefício. Os filhos devem ouvir os pais, devem planejar com eles, devem compartilhar seus sonhos com eles. Os pais já viveram para saber o quanto custa o prazer. Os pais sabem que as verdadeiras vitórias são urdidas no túnel do tempo, não na claridade da montanha.
Os pais são responsáveis pela felicidade dos filhos. Os filhos são responsáveis pela felicidade dos pais. Na verdade, a tarefa da edificação do lar é de todos os seus integrantes. O peso não pode recair apenas sobre os pais, porque uma carga pesada assim vai provocar mais estresse nos pais.

Naara Adrian Quirino

Nenhum comentário: