Seguidores

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Reconstruindo com maturidade

Objetivo: Trazer o crescimento espiritual. Buscar o crescimento da igreja.

Introdução: Cada vez mais as pessoas têm a necessidade de acreditar em algo, por isso buscam respostas nas magias, religiões, nas filosofias, na história.
As igrejas cada vez mais recebem pessoas as quais poucas permanecem. Por quê?
Pois não recebem tratamento devido. As pessoas que encontramos hoje dentro da igreja são imaturas espirituais não sabem preparar seu próprio alimento ainda mais preparam para outros. É como mandar uma criança cuidar de outra.

Desenvolvimento: I Co. 13. 11  Devemos deixar de agir como se fôssemos crianças. Devemos assumir nossas responsabilidades, estar sempre conscientes das conseqüências de nossos atos. O Apóstolo Paulo nos chama a atenção para a importância de amadurecimento espiritual.
Não podemos ficar estagnados, devemos buscar nosso crescimento para nossa edificação e para a edificação da nossa igreja.

Is. 58.3-7  O povo de Israel foi libertado da escravidão na Babilônia. Enquanto os israelitas eram escravos na Babilônia, a cidade de Jerusalém (que era a capital de Israel) foi destruída! Não havia mais nada lá! Se eles voltassem para a sua terra, teriam que começar tudo do zero. Assim, quando eles foram libertados, os israelitas saíram da Babilônia com alguns projetos e sonhos.
1 - Reconstruir a cidade, e reerguer novamente o templo para adorar a Deus.
2 - Organizar uma nova sociedade, uma sociedade mais justa e fiel a Deus (diferente da Babilônia).
Conseguiram reconstruir a cidade e também o templo.
Mas, a segunda parte dos sonhos logo caiu por água abaixo, quando a elite encontrou oportunidade começou a explorar e escravizar os mais fracos.
Então, o que acontecia(?!): Eles todos iam aos cultos no templo, faziam seus sacrifícios, (cf. a LEI mandava) faziam jejum, oravam pedindo ajuda de Deus... Mas fora do templo (fora do culto) continuavam as injustiças, continuava a violência, continuava a exploração.
Logo no início deste texto, Isaías deixa claro que os israelitas não estavam realmente interessados em adorar a Deus. Eles só faziam de conta! Era um culto feito só da boca para fora. - (CINZAS) (RITUALISMO) Eles se preocupavam se a liturgia estava certinha, se os cânticos eram bonitos, se as orações eram bonitas... Faziam jejum no dia do culto... Mas na verdade, eles estavam só preocupados com os seus negócios; fora do templo continuavam as injustiças, e se escondiam atrás de um culto falso.
-Assim, Deus está acusando o povo de Israel porque eles celebravam cultos que eram como um teatro (era um faz-de-conta); não era um culto verdadeiro e pé-no-chão! Era um culto "nas nuvens", e que não tinha nada a ver com a realidade que o povo vivia ao redor do templo. É por isso que Deus pergunta: "Será que vocês pensam que (...) eu vou ouvir as suas orações"?
- EXPERIMENTARAM O NÃO DE DEUS.
* Será que nós sabemos entender e lhe dar com um não de DEUS?
Não era aquele culto "nas nuvens" que Deus queria, e nem aquele falso jejum!
Freqüentamos a igreja, somos assíduos aos cultos, às reuniões, mas continuamos vazios, como se fôssemos sacos furados, onde tudo o que é colocado, em poucos minutos é perdido. Da mesma forma que entramos na igreja, saímos. Tudo isso é fruto de nossa imaturidade espiritual. Uma pergunta: O que temos ido buscar na igreja?
Uma outra reflexão: as crianças não possuem muito equilíbrio. Nossa vida espiritual às vezes anda assim, meio desequilibrada. Qualquer coisa nos abala e nos leva ao desânimo. É alguém que olhou você torto, que o criticou que falou mal de você. Ficamos inventando motivos para desanimar e, pior de tudo, abrindo brechas para a ação do inimigo, o qual, dessa forma, busca nos afastar de Deus.

II Co. 4. 16 Por isso não desfalecemos; mas, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia.

Conclusão: Sejamos jovens, alegres, brincalhões, cheios de energia, porém levando a sério nosso compromisso com Deus. É hora de analisarmos e posicionarmos diante de DEUS. Buscar nosso crescimento espiritual uma delas.

Aplicação: E que possamos estar prontos para o sim de DEUS. Que eles ache em nós um perfeito e aceitável louvor. Pense em algumas atitudes que você às vezes toma e que demonstra quanto você precisa amadurecer. É hora de encararmos a vida e vivermos com responsabilidade e seriedade.



Naara Adrian Quirino

Nenhum comentário: